sexta-feira, 30 de outubro de 2009








1722
1722 - Tudo começou em 1722, quando deu-se o encontro do frei carmelita José da Madre de Deus com o então capitão-mor José de Araújo Chaves. O religioso chegou à região com ordem para escolher o local do novo templo. José de Araújo Chaves era potentado daquela região e proprietário de vastas sesmarias da Boa Vista, na Serra dos Cocos, e da Ipueira Grande no Sertão.

1757
30. 8. 1757 - A capelinha de São Gonçalo foi escolhida, em 30 de agosto de 1757, para matriz da Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos. Desde então, o povoado ao seu redor passou a chamar-se de Matriz de São Gonçalo e hoje chama-se simplesmente "Matriz" e é distrito do município de Ipueiras

1883
25. 10. 1883 - Ipueiras foi fundada em 25/10/1883. Significa "lagoa rasa onde se acumula água". Foi desmembra do Município do Ipú.


    O local onde hoje situa-se o município de Ipueiras, pertenceu, outrora, aos domínios de um homem mais poderosos dos sertões, na quadra do Ceará Colonial, Coronel do Regimento de Cavalaria, Manuel Martins Chaves.
    O governador da Capitania do Ceará, João Carlos Augusto de Oeynhausen e Grewembourg, resolveu por termo ao poderio do temido coronel, considerando as acusações em processo criminal, de ser o mesmo, o autor intelectual da morte do Juiz Ordinário da Vila Nova D`EL Rei (hoje Guaraciaba do Norte), fazendo-o prisioneiro em Ibiapina, na Serra de Ibiapaba. Preso e transferido para Lisboa,
Manuel Chaves teve suas terras confiscadas, inclusive a fazenda Ipueiras cuja gleba foi posteriormente de Nossa Senhora da Conceição edificado o tempo católico.
    O primeiro padre a chegar às terras de Ipueiras, Francisco da Mota Sousa Angelim, do sertões dos Inhamuns, além dos cuidados espirituais, por sua liderança na comunidade teve influência expressiva no progresso da localidade, inclusive incentivando a construção de residências, tornando-se posteriormente político de largo prestígio.




Vista parcial da cidade de ipueiras.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vista Aérea da cidade de Ipueiras!

Ipueiras, 126 anos..
Uma história de sucesso.

  • Cristo Redentor de Ipueiras, um monumento histórico!